segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vocação

VOCAÇÃO: Vocação é um chamamento. Sim, não é uma aptidão, um desejo, uma tendência ou uma aptidão. É um convite que parte de Deus para nós: “Vem e Segue-me”. Ser vocacionado é colocar-se à disposição da Vontade do Senhor e abrir-se para a sua inteira sabedoria, permitindo que ele venha agir e tocar o nosso ser.
Somos um tanto descrentes diante de tantas situações da vida, colocamos tudo a perder por causa de dificuldades e obstáculos. No entanto, como pessoas tocadas pelo ser de Deus, somos impulsionados a ir para o lugar onde nosso olhos não alcançam, mas a fé sim, alcança e vê o invisível. Uma fé vigorosa e vigilante no Filho de Deus, em cada concreta situação da vida é a busca que devemos percorrer, já que sem fé somos como casa sem fundamentos. Nosso fundamento sólido é a fé em Jesus Cristo e em sua palavra.
A vocação aparece nas Sagradas Escrituras como uma relação de intimidade entre o escolhido e o Senhor. O vocacionado é convocado a transcender as suas medidas e ir para o lugar do Encontro com o cristo, que marcará uma reviravolta em nossa vida. Tal convocação nos sugere, evangelicamente, uma conversão, que deverá ser incessante. Não podemos jamais pensar que quedas e erros devem estar longe de nosso caminho. Pelo contrário, esses fatos são oportunidades para que creiamos sempre mais e nos confirmemos na dependência em Deus, e não em nossas forças e razão limitada.
Ser vocacionado à vida consagrada é colocar tudo de lado para abraçar o Tudo de uma vida toda doada e firmada naquele que nos criou e nos chamou. Ser vocacionado é olhar adiante e enxergar não os muros e os espinhos, mas o lugar do encontro e da vida nova. Ser vocacionado é perceber-se convidado a viver a mesma vida que Jesus viveu, isso em sua presença e sob a sua guia. Ser vocacionado é colocar-se na atitude de um discípulo, que quer aprender tudo do mestre caminhar conforme as suas pegadas.
As vidas dos santos nos ensinam bastante sobre o modo de ser de Deus. Junto com a fé vigilante e a conversão incessante, temos que ter a atitude de jamais ficarmos passivos ou sem reação diante do mistério que se nos dá: Deus. Sim, a vocação se entende na atitude de um Deus que se oferece e que nos chama a termos uma vida comum com ele.
Que a Virgem Gloriosa, nos leve a cumprir em Jesus Cristo aquilo que Deus quer de nós.
Que estejamos atentos aos mais simples detalhes da vida, pois neles o Senhor manifesta a sua voz e a sua vontade.
Salve Maria Purissima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário